quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Farinha de aveia é o que há

Eu adoro mingau de aveia, sempre adorei...
Faço com flocos finos, normalmente, mas eu descobri que se eu colocar tabém ou pouco de farinha de aveia, fica muito melho, fica mais encorpado!
Aí. procurei na NET os benefícios disso... e olha que beleza:
"A aveia é um cereal de alto valor nutricional. Cereal rico em proteína, fibras, ácidos graxos, vitaminas e minerais; é considerado alimento funcional já que seu consumo frequente, previne e trata algumas doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino e o colesterol ruim. Tudo isso por ser rica em β-glucana, um tipo de fibra solúvel, também enontrada na soja, que faz maravilhas para sua saúde.

A β-glucana da aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso; rmelhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2005, reconheceu o efeito da β-glucana na redução da absorção de colesterol, mas alerta que seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis

A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana.

A recomendação de consumo diário é de 3g de β-glucana de aveia por dia, que equivalem a três colheres de sopa de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g).

Se você gostou da idéia e pretende incluir este cereal na sua alimentação seja comendo biscoitos de aveia, pães, mingaus, em sopas, com frutas ou em vitaminas e iogurtes, o consumo da aveia significa mais saúde no seu dia-a-dia, porém, preste atenção também ao valor calórico. A quantidade recomendada acima de farinha de aveia, por exemplo, equivale em energia a 1 ½ pão francês ou seis bolachas salgadas ou 6 colheres de sopa de arroz. Então, procure fazer substituições, reduzindo um pouco outras fontes de carboidratos ao longo do dia para incluir essa outra." (fonte
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/noticias/35559/descubra-quais-os-beneficios-da-aveia-para-sua-alimentacao)
Vamos comer aveia, galera? :)