terça-feira, 28 de julho de 2009

De olho no cardápio

Achei uma receitinha básica e simple para tentarmos nos alimentar melhor, sem mudar muito nossos hábitos, acho que tem tudo a ver com esse blog, aqui vai:
"Para te ajudar a entender as pequenas mudanças que garantem um cardápio amigo do regime a nutricionista preparou algumas dicas valiosas:
Frutas: Se elas já fazem parte do seu cardápio, nada de colocar quilos e mais quilos de açúcar e derivados. Que tal experimentar sua fruta preferida ao natural?
Cereais refinados: Não é preciso eliminar os cereais das suas refeições, basta trocar os refinados pelos integrais. Com um pouquinho de força de vontade você consegue se acostumar com o sabor rapidinho. Os mais conhecidos são os pães integrais, o arroz integral e macarrão integral.
Carne: Sabe aquelas gordurinhas da carne? Que tal começar a deixá-las de lado? Elas não fazem nada bem para sua saúde e para seu regime.
Refrigerante: Eles são uma delicia, mas os sucos naturais também. Que ta começar a trocar os litros de refrigerantes por sucos naturais? Não custa nada tentar, não é mesmo? As calorias podem ser maiores, mas eles alimentam e não dilatam o seu estômago como faz o gás dos refrigerantes.
Diminua: Frituras, alimentos industrializados e farinhas brancas devem aparecer em quantidades quase nulas na hora da alimentação. Pense nos resultados a cada recusa. " (Fonte http://minhavida.uol.com.br/materias/alimentacao/Emagreca+sem+mudancas+radicais+no+cardapio.mv)
Vamos tentar?

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ABACATE : VILÃO OU MOCINHO?


Eu adoro abacate. Como diariamente meio abacate pequeno,ciente de que com isso começo o dia consumindo muitas calorias (especialmente quando troco a o caldo de limão por açúcar para consumir)... entretato me pergunto se vale ou não a pena comer Abacate?

Acho que vale, não só porque é gostoso, ou porque dizem que faz bem à pele e aos cabelos, ou porque eu queimo muito facilmente as calorias desnecessárias a uma boa alimentação na academia diariamente...

Pesquisando na internet descobri muitos benefícios do consumo de abacate... Vejamos:
1. Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

2. Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros.

3. Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

4. Não altera o colesterol bom no organismo (HDL). "Estudos realizados no México e no Brasil comprovam que ele é auxiliar no ataque a diabetes, pois não interfere no índice glicêmico dos pacientes. O abacate é recomendado por não ter tanta frutose, como o abacaxi e a uva, por exemplo".

5. O abacate também é uma fruta eficiente nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto. (FONTE http://informesaude.blogspot.com/2008/06/os-benefcios-de-consumir-o-abacate.html
)


Acho que ainda vale a pena insistir no verdinho,não é mesmo?

terça-feira, 14 de julho de 2009

RICOTA: SABOR SUAVE!

Ricota é um queijo "magro", que parece não ter gosto de "nada", entretanto, bem temperadinha, com bons acompanhamentos (doces ou salgados), faz toda a diferença, e não tem muitas calorias!
A Ricota também é nutritiva! Para quem está interessado em adquirir massa muscular (como eu), a mehor opção é uma união de espinafre com Ricota, nos recheios de todos os pratos do dia a dia! Como é extraída diretamente do leite (alimento sobre o qual falei ali abaixo), ela matém quase as mesmas propriedades e constitui uma rica fonte de cálcio para o organismo. Recomendo que se tenha uma peça de ricota congelada em casa, para usar como quiser!

Vou colar aqui uma receita com ela:

PASTEL DE FORNO COM RICOTA

Ingredientes
1 xícara (chá) 150g. de ricota bem amassada200 g. manteiga2 e 1/2 xícara(cha) de farinha
Modo de Preparo
Misture a ricota com manteiga até formar pasta. Acrescente a farinha até desprender da mão. Colocar na geladeira por 30 minutos. Abra a massa, recheie e pincele com gema, colocando queijo ralado por cima. Forno baixo.

MENINA POPOYE



Eu AMO espinafre! Consumo quse que diariamente, em sopas, refogadinho com ovo, cozido no aroz integral, omelete... é muito bom e faz super bem à saúde!

Pesquise a net sobre isso, e olha o que descobri:

"Benefícios: - Rico em vitamina A e folato.- Rico em vitamina C e potássio.- Uma fonte vegetariana de proteína.- Pouco calórico e com alto teor de fibras Rico em vitamina C, uma única xícara de espinafre fornece 90% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) dessa vitamina, assim como 500 mg de potássio e 10% das RDAs de vitaminas B6 e riboflavina. Espinafre é uma boa fonte vegetariana de proteína, melhor do que a maioria dos vegetais. Apesar da ausência do aminoácido metionina nesta proteína ele pode ser obtido no arroz ou em outro grão consumido na mesma refeição.Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Para reverter este efeito, coma espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C.O ácido oxálico também pode representar um problema para pessoas suscetíveis a pedra nos rins e na bexiga (que se formam dos oxalatos)." [Fonte http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080511044120AA9rfVz]

sexta-feira, 3 de julho de 2009

GELATINA - SABOR COLORIDO DAS SOBREMESAS

Um hábito super saudável é trocar as sobremesas calóricas por gelatina!
Eu sempre adorei gelatina, e consumo diariamente!

Eu pesquisei sobre os benefícios e malefícios do consumo dela na internet e achei isso:



A gelatina previne ou reduz a celulite?


A celulite é o resultado de um processo multifatorial, onde ocorre a deficiência da circulação venosa e linfática, retenção de água, acúmulo de gordura e processo inflamatório. A gelatina não age diretamente na celulite. Permite que a pele tenha mais elasticidade, porém, isto terá pouca influência no aspecto e evolução da
celulite. É verdade que a gelatina não tem gordura nem colesterol?Sim. A
gelatina (ou colágeno hidrolisado) é isenta de gordura, colesterol e
carboidratos. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais
minerais e 8 a 15% de água.


É mesmo feita de cascos de vacas? A gelatina é obtida pelo processamento do colágeno protéico, que é extraído da pele, cartilagens e ossos de diversos animais. A gelatina deixa as unhas mais fortes e os cabelos mais brilhantes?


Sim, ela contribui para isso. Para um crescimento saudável, unhas e cabelos precisam de diversos nutrientes. Entre eles, o colágeno, existente na gelatina. O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes. Pode ser aplicada diretamente no cabelo?Aplicar gelatina
diretamente no cabelo não produz nenhum efeito porque o cabelo não consegue
absorver os nutrientes. Máscaras de gelatina deixam a pele mais bonita? A
aplicação tópica, ou seja, na superfície da pele, não tem nenhum efeito. Algumas
máscaras possuem colágeno na fórmula e apresentam ação hidratante temporária.
Porém, para apresentar benefícios na elasticidade da pele, a gelatina deve ser
ingerida.


Quanto tempo demora para os resultados (visíveis) aparecerem?
Os primeiros efeitos se fazem notar após dois a três meses de consumo
diário. Depois de obter o resultado desejado, é importante fazer uma manutenção, ou seja, o consumo deve ser incorporado ao cardápio. A dose recomendada é de 10g diárias (1 colher de sopa) de gelatina (também chamada de colágeno hidrolisado) diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, etc.


Quem faz dieta, precisa comer gelatina para não ficar com a pele flácida?


A gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajudam a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez.


A gelatina produz sensação de saciedade?


A gelatina se liga a uma grande quantidade de água, o que ajuda a dar sensação de saciedade após a sua ingestão. Além disso, seu alto teor protéico permite o uso em dietas. A gelatina também pode substituir ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.


Comer um pote de sobremesa de gelatina por dia é suficiente para obter os seus benefícios?


Depende do que se quer alcançar. Como prevenção é interessante o seu consumo diário sob forma alimentar. Porém, se as unhas estão fracas ou o cabelo fraco, o uso de colágeno suplementar, em cápsulas ou em pó, é necessário para que o problema seja solucionado.


Qual é a melhor maneira de consumir a gelatina?


O ideal é associar o uso de colágeno suplementar (pó ou cápsulas) com a gelatina
alimentar. Ela pode ser incorporada ao cardápio diário de diversas maneiras, em
pratos doces ou salgados, sucos e iogurtes.


As gelatinas sem sabor são melhores do que as coloridas?


O efeito nutricional é o mesmo. A gelatina sem sabor permite a mistura de sucos ou frutas diversas, ou o uso em pratos salgados.


Muita gelatina faz mal para a saúde?


Não. Porém, ela não pode ser usada como única fonte de proteína. Deve fazer parte de uma dieta variada e equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras. É interessante notar que a adição de gelatina no cardápio ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outras fontes, como carne, ovos e feijões.


Gelatina faz bem para os ossos e articulações?


Ossos, cartilagens e articulações são formados por colágeno acrescido de minerais. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina hidrolisada ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.


[origem http://delas.ig.com.br/materias/184501-185000/184941/184941_1.html]


Acho melhor eu continuar a consumir gelatina diariamente, preciso de tonus muscular e hisdratação, além de que é tão baratinha! E mesmo se não fo light, é a opção menos calórica de sobremesa!



Leite condensado, o melhor dos vilões

Eu sei que esse blog se propõe a falar de ótimos hábitos alimentares, de tudo que a gente deve fazer cotidianamente par ter uma alimentação excelente, mas por que não falar de maus hábitos alimentares que, se não forem hábitos, são maravilhosos.

Quem nunca sentiu uma vontade absurda de comer leite condensado?

Às vezes me bate uma vontade louca, é muito bom!

Quando eu estava no processo de reeducação, eu comia muita alface (que odeio e não aguento nem ver mais!) e comia pensando que no domingo, quem sabe, eu poderia comer uma colher de leite condensado...

Assim fazia! Leite condensado era só no fim de semana... como o tempo, e a mudança da rotina alimentar, eu parei de consumir leite condensado, hoje em dia é muito raro, mas a satisfação com aquele excesso de doçura continua a mesma, talvez minhas carências afetivas estejam mais fracas e eu consigo substituir o leite condensado por outra sobremesa mais rica em nutrientes...

Eu peguei na net a receita de um leite condensado Diet (para diabéticos), que possui menos calorias, nunca experimentei, mas colo aqui a receita de qualquer forma:


1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/2 xícara (chá) de adoçante diet em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (sopa) de margarina light


Pode ser que funcione, mas ainda acredito mais na redução gradativa no hábito de consumir, até chegar a exclusão total desse alimento no cotidiano alimentar!

LEITE = FONTE DE CÁLCIO

Conforme vamos ficando mais velhos nosso organismo vai precisando cada vez mais de cálcio, então devemos recorrer aos hábitos alimentares para complementar essa defasagem. A fonte nutricional de cálcio é, natualmente, o leite.

Eu sempre gostei muito de leite, seja em iogurtes, seja puro mesmo, mas atualmente eu adquiri um hábito magnífico: tomo diariamente Leite Desnatado Molico (que é cheio de benefícios complementares), é saboroso e vale a pena!

No site da Molico eles explicam direitinho, colo aqui:

O Molico é um leite leve e gostoso rico em Vitaminas A e D, elementos nutritivos essenciais para uma boa alimentação. É ideal para quem procura uma dieta saudável e com baixas calorias.- O novo Molico com ActiFibras é o leite desnatado Molico leve e saudável que você já conhece, com Actifibras - fibras solúveis que auxiliam o funcionamento do intestino

Molico em pó eu utilizo diariamente, misturado ao café, de manhã e tem me feito muito bem!

Eu sei que ele custa um pouco mais, entretanto vale muito a pena o investimento em assumir bons hábitos alimentares!

OMEGA 3 - BOM HÁBITO ALIMENTAR!


O Omega 3 é um suplemento alimentar que atua como curativo e preventivo; Prevenção primária e secundária da aterosclerose; Prevenção da doença coronariana; Coadjuvante no tratamento da artrite reumatóide e psoríase; Reduz o colesterol e triglicerides elevados; Evita trombose e embolias; Reduz os riscos de coágulos sanguíneos. A dieta alimentar é a melhor fonte de ácidos omega-3. O óleo de alguns peixes de águas geladas, como sardinha, salmão, atum, cação, cavala, bacalhau e arenque, possui altas concentrações de Omega-3. O ácido alfa linolênico (um, entre os três, da família omega-3) pode ser encontrado na vagem, no feijão e na soja, sendo que, entre os vegetais, seu mais alto teor está na milagrosa semente da linhaça.

Tipo, meu atum na água e sal, cotidiano nos meus jantares depois da academia, está cheio de Omega 3!